O primeiro Plano Diretor da UFRJ foi estabelecido pelo Conselho Universitário (Consuni) em setembro de 2008. Com a aprovação das Diretrizes Gerais para a Elaboração do Plano Diretor da UFRJ, iniciou-se um ciclo de estudos, reflexões e discussões para projetar, no tempo e no espaço, a construção de uma universidade engajada na construção de um projeto de país que contemplasse a autonomia científico-técnica, a justiça social e a responsabilidade ambiental.
Na ocasião, três ideias básica fundamentavam o Plano Diretor 2020: o princípio da dupla integração, segundo o qual a integração interna da UFRJ seria inseparável da integração da universidade à cidade, ao estado e ao país; o princípio da administração integrada dos espaços e edificações, contemplando uma visão do conjunto do patrimônio fundiário e edificado da universidade, preservando a integridade e inalienabilidade; e o princípio do planejamento a longo prazo, tendo como horizonte o ano de 2020, para implantar de forma planificada decisões pertinentes aos investimentos e destinação dos terrenos e edificações para os campi universitários.
Em 9 de outubro de 2019, o Gabinete da Reitoria, por meio da Portaria 10.750, designou um Comitê Técnico do Plano Diretor da UFRJ que, passou por reestruturação por meio da Portaria 2.563 de 9 de abril de 2021. A partir de discussões, o referido Comitê definiu alguns princípios norteadores para a elaboração do Plano Diretor 2030 nos próximos anos.